Foi numa tarde de sábado, de encontros, reencontros e desencontros, de estreia literária e café, tudo prolongado em noite, jantar e mais café, ficando no entanto curto o tempo. De súbito, aparece-me pela frente um bolo com a minha cara. Um bolo com rosto de Alien.
Olhei-o uma e outra vez, e só não me belisquei porque dói um bocado, convenhamos. Mesmo a aliens. As pessoas cantavam os parabéns e batiam palmas, eu ouvia e agradecia, mas mal tirava os olhos do bolo. Fizeram-me pegar nele com uma mão, perante a apreensão de alguns circunstantes, e conduzi-lo, ou deixar que me conduzisse, à mesa improvisada.
Vivendo desde sempre em terrível dúvida sobre a minha origem e condição, houve um instante luminoso em que tudo se revelou. "Sou um bolo, afinal sou um bolo!" - exclamei para mim mesmo, entre alguma perplexidade e o alívio de uma certeza há muito tempo aguardada.
Foi sol de pouca dura. Lá tive que partir o bolo. Lá tive que me cortar à faca em fatias que rapidamente desapareceram. Ao que parece, estava bom, eu.
O facto é que, apesar disso, ainda estou vivo. Não serei, então, um bolo? Serei apenas a recordação dele? Felizmente, a fotógrafa estava lá. Serei assim talvez a fotografia de um bolo. Há piores destinos. Há piores fins de tarde-noite de sábados de lançamentos de livros, encontros, reencontros, desencontros, jantares, cafés, aniversários e ainda mais.
Muito, muito piores, garanto-vos.
26 comentários:
Olá!
A esta hora..até que já se comia uma fatia.....de prefer~encia acompanhdo de uma bola de gelado de baunilha e.....chocolate derretido por cima e por fim ( mas não o menos importante)uma boa quantidade de chantily ;=)
Pode ser????
Beijocas
VOu dormir ;=)
Olá, MJF!
Sirva-se e acompanhe como quiser!
Dormir, pois, vão sendo horas, que o dia deve ter sido difícil...
Beijinho.
Alien,
Esta não vou deixar de experimentar. Adoro estas receitas rápidas de ler e de fazer. Deve ser excelente para curar melancolias de domingo à tarde.
Só me pareceu que na caneca fica um pouquito desengonçado na fase final. Isto porque, antes de serem ingeridos, os cozinhados têm um papel a cumprir perante os nossos olhos. Se calhar experimento com uma chávena a ver se fica mais redondinho. :)
Um bom dia para ti.
conhecia esta receita mas com canela que fica sempre bem. Por acaso experimentaste a receita? Só para saber se não vou ser envenenada :)
Também me chegou poe email:)
Parece ser delicioso:)
Beijos
Alien :))
A grande culpada deste post chama-se Fátima :)) e deve ser tão gulosa como nós!! :-D
Ainda não a experimentei :) estou a guarda-la para uma daquelas noites em que chegar ao meu esconderijo de chocolate e descobrir que já nao há mais :)) (sim, porque em pó vai havendo sempre) o pior é se depois descubro que não farinha ou ovos...
:-D
Alem do mais, as noticias das desgraças, deixam-me com uma sensação de desamparo tao elevado, que qualquer doce ajuda... (pois engordei nos ultimos meses!!!) :(
Beijinhos
Alien, homem malvado que até me apetece imitar a Maria Papoila:
pa já agente tamos na ora do lanche e a Lizzie só tem pucarias pa dieta maix futa!:))
Agora vou crescer:
é engraçado que sou incapaz de comer chocolate aos quadradinhos, mas gosto em bolos e em mousse, para não falar do cacau quente, magro:) e sem açucar:))) das noitadas. Ainda hei-de falar nisso até por causa do post da Lola.
Ou seja, vou experimentar este, mas só com uma "colher de sobremesa" e pequena de óleo de preferência becel que engorda menos (dizem):)
E corre a história que a tal Finita não vai para espectáculo algum sem morfar meio quilo do mais doce chocolate. Só vi uma vez, não sei se é sempre. Não sou má língua:) Credo!
Vou juntar esta receita àquela outra das panquecas que aprendi lá do outro lado.
Ainda hei-de falar das comidas das noites de trabalho!
Beijo
Graça B.,
Este não é dos bonitos. É rápido, fácil, barato e... come-se com a boca. Creio que tanto transbordará da chávena como da caneca, mas depois diz-me... :)
Boa noite!
Abç.
Teresa,
Com canela também deve ficar bem. Mas não experimentei esta ainda, por isso cuidado :P
Beijos.
Wind,
Nada como tentar...
Beijinho.
Vanda,
Há, então, uma grande culpada e uma pequena culpada :))))
Agradeçamos à Fátima.
Engordaste nos últimos meses? Estás a ver, é dos passeios :)))
Beijinhos.
Lizzie,
Pois que te saiba bem, quando o fizeres, e mais à Maria Papoila! Por acaso, não sou grande apreciador de chocolate. Não, pelo menos, ao nível da Finita :)
Mais de cacau. Só que há dias e dias... e achei piada à receita-minuto.
Fico à espera das tais comidas das noites de trabalho...
Um beijo.
olha que receita com piada! vou experimentar um dia destes.
quando me lembrar duma receita engraçada envio-ta.
beijo
Receita com optimo aspecto, até pq parece ser mt fácil de fazer e é de chocolate:)
Vou experimentar, talvez para o lanche da famiia no fim de semana.
Allien, tens sempre umas receitas optimas, parabéns.
Beijinhos e bom fim de semana para ti e familia
e-ko,
Experimenta, que não custa nada!
E agradeço que envies.
Bom fim de semana!
Beijo.
Mar,
Esta receita é facílima e rapidíssima de fazer, não resulta mal, mas... não é minha!
Anda por aí em emails, eu apenas a publiquei aqui para os amigos :)
Bom fim de semana.
Beijos.
Já experimentei. :p
Comeu-se bem!
Alien,
O bolo tem óptimo aspecto e regado a Shadows ainda melhor. Só tenho uma objecção, é que parece um bocadinho solitário. Será que multiplicando as doses e o tempo de cozedura dá um bolo para partilhar com a família ou os amigos? O problema, claro, é que perdia a graça, porque já não cabia na caneca e passava a ser um bolo igual aos outros, da tijela.
Porque é que a vida não é perfeita?
Rosalina,
Óptimo :)
Bom fim de semana.
Emma Larbos,
Exactamente: Perdia a graça e era bem capaz de ficar uma desgraça...
Pode usar-se uma tigela, mas pequena. A solução é fazer vários. É rápido.
À última pergunta bem gostaria de saber responder...
Bom fim de semana.
Maninho quando mencionaste que este era o bolo mais rápido que o o Lucky Luke e a ASAE, pensei que estavas a exagerar, mas, após ter visto as imagens e ter seguido as tuas dicas, até eu que não tenho a minima paciência para bolos fiquei RADIANTE. VOU FAZER UM BOLO DE CHOCOLATE :D
BEijinhos alienígenas
Alien,
O famoso Cup Cake.
Já esperimentei e acho que lhe podemos juntar passas e nozes.
Muito bom:))
Beijos
Que saudades disto, porra. Gatinhava...eheheheh...que guitarra!
Abraços aos dois.
http://bandeiranegra1.wordpress.com/
Anónimo... ?,
Um abraço para ti, e boa semana!
Já fui espreitar...
Alien,
deixei uma pergunta para ti no Over..postei e pus-me a pensar...e obrigada pela visita! :)
Quanto à receita estou a ver que a criatividade da Lola já a melhorou :) hummmm :)~ oh Lola e que tal deitar na caneca uns pedacinhos de chocolate preto inteiro? ai :)) que desgraça, qualquer dia estou obesa e não me mexo :))
Vanda,
A receita está a ter, como se costuma dizer, um rotundo sucesso, pelo menos por estes lados... com algumas adições, às quais certamente se seguirá a que sugeres. :)
Já vou ver a pergunta...
Postar um comentário