Aliencake

Foi numa tarde de sábado, de encontros, reencontros e desencontros, de estreia literária e café, tudo prolongado em noite, jantar e mais café, ficando no entanto curto o tempo. De súbito, aparece-me pela frente um bolo com a minha cara. Um bolo com rosto de Alien. Olhei-o uma e outra vez, e só não me belisquei porque dói um bocado, convenhamos. Mesmo a aliens. As pessoas cantavam os parabéns e batiam palmas, eu ouvia e agradecia, mas mal tirava os olhos do bolo. Fizeram-me pegar nele com uma mão, perante a apreensão de alguns circunstantes, e conduzi-lo, ou deixar que me conduzisse, à mesa improvisada. Vivendo desde sempre em terrível dúvida sobre a minha origem e condição, houve um instante luminoso em que tudo se revelou. "Sou um bolo, afinal sou um bolo!" - exclamei para mim mesmo, entre alguma perplexidade e o alívio de uma certeza há muito tempo aguardada. Foi sol de pouca dura. Lá tive que partir o bolo. Lá tive que me cortar à faca em fatias que rapidamente desapareceram. Ao que parece, estava bom, eu. O facto é que, apesar disso, ainda estou vivo. Não serei, então, um bolo? Serei apenas a recordação dele? Felizmente, a fotógrafa estava lá. Serei assim talvez a fotografia de um bolo. Há piores destinos. Há piores fins de tarde-noite de sábados de lançamentos de livros, encontros, reencontros, desencontros, jantares, cafés, aniversários e ainda mais. Muito, muito piores, garanto-vos.

27 de jan de 2010

Legumes Gratinados - Hoje é o dia dos Vegans!

Esta receita não é minha! Roubei-a por aí e adaptei-a.






Ingredientes
(Para 4 a 6 pessoas)
1 cebola
1 alho francês
100 g de margarina
3 batatas
2 cenouras
150 g de ervilhas tortas
200 g de cogumelos pleurotos



40 g de farinha
3,5 dl de leite
sal
pimenta de moinho
noz moscada
2 colheres de sopa de maionese
queijo parmesão ralado













Preparação
Descasque a cebola e pique-a finamente.
Corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente e escorra bem.
Derreta metade da margarina num tacho, junte-lhe a cebola picada e as rodelas de alho francês, tape e deixe estufar sobre lume brando.
Pele as batatas e as cenouras, corte-as em dados e junte aos legumes que estão no tacho.Volte a tapar.
Lave as ervilhas, tire-lhes as pontas e o fio e adicione-as aos restantes legumes. Lave os cogumelos, escorra bem e rasgue-os em pedaços para dentro do tacho. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar sobre lume muito brando até os legumes estarem macios.
Entretanto, ligue o grelhador do forno e derreta a restante margarina noutro tacho. Junte a farinha, mexa até absorver completamente a gordura. Regue com o leite e mexa com uma vara de arames até dissolver a farinha. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe engrossar, mexendo de vez em quando.
Transfira os legumes para um tabuleiro de forno.
Junte a maionese ao molho preparado, adicione queijo ralado a gosto e espalhe sobre os legumes.