Aliencake

Foi numa tarde de sábado, de encontros, reencontros e desencontros, de estreia literária e café, tudo prolongado em noite, jantar e mais café, ficando no entanto curto o tempo. De súbito, aparece-me pela frente um bolo com a minha cara. Um bolo com rosto de Alien. Olhei-o uma e outra vez, e só não me belisquei porque dói um bocado, convenhamos. Mesmo a aliens. As pessoas cantavam os parabéns e batiam palmas, eu ouvia e agradecia, mas mal tirava os olhos do bolo. Fizeram-me pegar nele com uma mão, perante a apreensão de alguns circunstantes, e conduzi-lo, ou deixar que me conduzisse, à mesa improvisada. Vivendo desde sempre em terrível dúvida sobre a minha origem e condição, houve um instante luminoso em que tudo se revelou. "Sou um bolo, afinal sou um bolo!" - exclamei para mim mesmo, entre alguma perplexidade e o alívio de uma certeza há muito tempo aguardada. Foi sol de pouca dura. Lá tive que partir o bolo. Lá tive que me cortar à faca em fatias que rapidamente desapareceram. Ao que parece, estava bom, eu. O facto é que, apesar disso, ainda estou vivo. Não serei, então, um bolo? Serei apenas a recordação dele? Felizmente, a fotógrafa estava lá. Serei assim talvez a fotografia de um bolo. Há piores destinos. Há piores fins de tarde-noite de sábados de lançamentos de livros, encontros, reencontros, desencontros, jantares, cafés, aniversários e ainda mais. Muito, muito piores, garanto-vos.

27 de jan de 2010

Legumes Gratinados - Hoje é o dia dos Vegans!

Esta receita não é minha! Roubei-a por aí e adaptei-a.






Ingredientes
(Para 4 a 6 pessoas)
1 cebola
1 alho francês
100 g de margarina
3 batatas
2 cenouras
150 g de ervilhas tortas
200 g de cogumelos pleurotos



40 g de farinha
3,5 dl de leite
sal
pimenta de moinho
noz moscada
2 colheres de sopa de maionese
queijo parmesão ralado













Preparação
Descasque a cebola e pique-a finamente.
Corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente e escorra bem.
Derreta metade da margarina num tacho, junte-lhe a cebola picada e as rodelas de alho francês, tape e deixe estufar sobre lume brando.
Pele as batatas e as cenouras, corte-as em dados e junte aos legumes que estão no tacho.Volte a tapar.
Lave as ervilhas, tire-lhes as pontas e o fio e adicione-as aos restantes legumes. Lave os cogumelos, escorra bem e rasgue-os em pedaços para dentro do tacho. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar sobre lume muito brando até os legumes estarem macios.
Entretanto, ligue o grelhador do forno e derreta a restante margarina noutro tacho. Junte a farinha, mexa até absorver completamente a gordura. Regue com o leite e mexa com uma vara de arames até dissolver a farinha. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe engrossar, mexendo de vez em quando.
Transfira os legumes para um tabuleiro de forno.
Junte a maionese ao molho preparado, adicione queijo ralado a gosto e espalhe sobre os legumes.

46 comentários:

Teresa Durães disse...

hum... há para aí uns ingredientes que não gosto mesmo lol

sou esquisita, confesso

Lizzie disse...

Para já, não sabia que hoje é o dia dos vegans.
Por acaso tenho que ir à João XXI daqui a bocado, e, assim, tenho todas as desculpas para comprar um kg de amêndoas torradas e mais outro kg de castanhas piladas e mais ainda outro de nozes sem que me chamem atravessada de esquilo, como é habitual ouvir.
O Sr. da loja quando me vê pergunta logo: então menina,vão umas amêndoazinhas, não é verdade? E um pãozinho de Mafra?

(Ainda não percebi se o Sr. me chama menina por ser míope ou por se lembrar de mim quando eu era pequena. À minha mãe sempre chamou Xô Dona, mas acho que não me devo preocupar com isso.)

Depois não sabia que havia cogumelos de apelido Pleurotos. Serão familiares menores da Pleura?

Desculpa mas acho essa coisa de "rasgar em pedaços" um Pleuroto um bocadinho cruel. Desse-lhe antes um bocadinho de anestesia com um bom vinho branco.
E tu vira a cabeça, olha que estão a tocar à porta, para eu deitar a noz moscada pela janela fora. E juro que não estou a beber whiskey do Texas enquanto arranjo as ervilhas.

Os espargos da imagem são tentadores.Os que lá estavam...

Abraço, pués claro.

wind disse...

Ai Alien, hoje não gosto mesmo da receita. lololol
Beijos

Lizzie disse...

e, já agora, vou à loja de bebidas que fica ao lado, ver se arranjo qualquer coisa mais nacional que manchego ou peñarubia. É que com essa pimenta...e podes botar uma musica da Carol Emerald, assim enquanto os legumes dançam schhhh, schhhh? Se achares graça, claro...

Justine disse...

Uau, fantástico, uma receita sem carne nem peixe! Adorei, só que tenho de esperar prái um mês (será mais?) para a experimentar...:))
Abracinho e bom apetite:))

Alien8 disse...

Hmmm.... acho que devia ter intitulado o post "Hoje é dia de Vegans", porque só o é aqui no blog, e porque elas e eles se têm queixado da falta de receitas adequadas.

Mas não vou mudar o título, porque realmente não sei se voltarei a publicar tão cedo uma receita deste género... a não ser como acompanhamento...

Já vi que começaram as queixas... pois atentem no subtítulo, por favor: "ESTA RECEITA NÃO É MINHA!". Com isto não quero apenas dizer que não fui eu o seu criador (isso acontece com muitas outras...:), mas sobretudo que é uma receita que adapto - mas não adopto.

Fica por aqui esta interessante e mui oportuna NOTA DO AUTOR...

Bom Apetite!

Lizzie disse...

Quanto a mim, não me queixo!

Acho tão só e apenas que essa de andar com transferências do tacho para o tabuleiro e do tabuleiro para o prato e do prato para a boca, é coisa muito trabalhosa, sobretudo quando se apanha uma distenção muscular por se ter mandado a noz moscada para bem longe. De preferência para as Índias e sem retorno.
Fico-me pela pimenta. Pode ser verde? Ou preta?

Mais digo, como lavadora oficial da loiça, que a vara de arames é melhor para tocar bateria do que para lavar.

Já aqui tenho o pão de Mafra. Disponibilizo gratuitamente o miolo. Reservo-me o direito de comer a côdea. Todinha.

Foi uma pequena e very, and indeed proper, note!

DA COMENTADORA

With my very best regards!

Boa tarde!

bettips disse...

Ah? ... e o acompanhamento? um belo bife do rolo
com este bolo
de legumes?
Um pargo feito parvo?
Bem...guardo-me para
"um frango na púcara" com um traço
de bagaço.
Mas são bonitos os parolos/pleurotos (alucinogénios?) e os legumes,
vivazes
como nas fotos os fazes!
(aposto que é montagem...)
Bon apétit pour tous!
Bjinhos

Mocho Falante disse...

ora aqui está uma receita que me parece muito boa

Bom fim de semana

Alien8 disse...

Teresa,

Não os uses. Simplifica :)

(Vegs! Nunca estão msatisfeitas/os!:)

Alien8 disse...

Lizzie,

Notei a falta dos espargos, pois claro. Mas já lá pus outros :)

Desconheço a genealogia dos pleurotos (mais refinadamente, pleurotus), mas não apostaria em pleura, nem em pleurisia. Já a anestesia com vinho branco me parece uma boa sugestão. Tadinhos dos pleurotos!

Qual noz moscada? :)

Escolhe a pimenta da cor que quiseres, desde que vás tocando bateria com a vara de arames e ouvindo os legumes dançar schhh schhh.

Podes ficar com a côdea do pão de Mafra, para fazer companhia aos espargos, e não contesto o título e cargo de lavadoura de louça oficial. És uma autêntica Bosch último modelo de eficiência energética A++.! Eheh!

Fui mesmo à porta. Tinhas razão, estavam a tocar. Não é que era um vendedor de noz moscada? Mandei-o ter contigo... :)

Bom fim de semana!

Um abraço.

Alien8 disse...

Wind,

Preferias um bom bife, não?

Schhh.... também eu :)

Bom fim de semana e um beijinho.

Alien8 disse...

Justine,

Não sabia que apreciavas tanto o vegetarianismo. (Teresa, não és a única... embora me pareça que tens andado a dar umas facaditas... e umas garfaditas... nessa dieta..

Mas voltemos à resposta. O tempo voa, Justine, não perdes pela demora. Já agora, um bifinho não serviria? às vezes aparecem por aqui.

Bom fim de seman, as melhoras e um abraço.

Alien8 disse...

Bettips,

Pois. A pergunta que todos gostariam de ter feito, mas tiveram receio de formular. "E o acompanhamento?" Eheheh! Bife, pargo, um frango na púcara que já por aqui passou... tudo muito bem, mas, como diria Santo Agostinho da própria receita, "não já" :) Hoje é mesmo para vegs de várias tendências.

Bom fim de semana, bem rimado, e um abraço.

Alien8 disse...

Caro Mocho,

Por acaso, ainda não experimentei. Mas podes confiar :)

Bom fim de semana e um abraço.

uf! disse...

Olá
eu adoro pleuratos grelhados (depois de marinados em vinho branco, ervas aromáticas, sal, paprica e pimentas); por cá são mais conhecidos como «setas»
abraço

Alien8 disse...

Uf!,

Olá! Parece uma boa ideia :)

Um abraço e uma boa semana.

Alien8 disse...

Uf!,

Olá! Parece uma boa ideia :)

Um abraço e uma boa semana.

arabica (goma...) disse...

Hummmmm :)) uma sopa não tradicional! Parece-me bem, pela inovação de sabores e de certa forma elaborada cuidadosamente em várias etapas, ao contrário da minha -simples e frugal- sopa de legumes!

Pelo que vejo há sempre quem dê sopa à sopa e esta não foge à regra.

Bom apetite e boa semana! :)

Beijos

Alien8 disse...

Arabica,

Sopa? Isto é uma sopa? Eheheh! E eu a pensar que era um gratinado de legumes!

Goma? Então o cafezinho, foi-se?

Ora!

Boa semana e beijos para ti!

legivel disse...

Não se pode dizer que eu seja um inimigo declarado dos vejetais (gosto imenso de alho francês, por exemplo) mas um prato destes só uma vez por outra ou como diria um monárquico convicto "quando o rei faz anos". Ora se estamos numa república...
Mas pelo que leio, a preparação deve ser um desafio para quem se entretenha nas coisas da cozinha de quando em vez. Um dia, com pachorra (ou será com "xis"?) experimentarei e quem sabe se não ficarei cliente?

Abraço.

arabica disse...

Alien :)
Isto é sopa, pois claro, e nem a maionese a salva!! :)
Agora, falando a sério, gosto imenso de legumes cozidos acompanhados de molho bechamel (ou molho branco) e no verão, costumo adicionar lombos de pescada e rodelas de ovo tb cozido, à salada e sirvo como prato principal.
É um prato que mesmo no dia seguinte se come muito bem (este com a adição da maionese, não sei).
Da proxima vez vou seguir esta receita. tenho uma dificuldade: ervilhas tortas??? Ajuda-me, ALien!
Não faço a menor ideia do que se trata!

Abraço, bom fim de semana!

arabica disse...

Ah :)) e já se foi a goma :)) já voltou o cafézinho :)

Alien8 disse...

Legível,

Pois... também eu sou republicano. Mas, como diz a seguir a Arabica, por vezes um prato de legumes cai muito bem. Fica-se cliente, mas não habitual :)

Um abraço.

Alien8 disse...

Arabica (sem goma),

Beeemmm.... cá temos de novo o cafezinho! Excelente! :)

Tens toda a razão. Até quanto à reserva da maionese.

As ervilhas tortas são vagens mais achatadas, que só servem para cozinhar inteiras, já que as ervilhas mal se vêem. Tens aqui uma foto.

Retribuo o abraço. Boa semana!

Emma Larbos disse...

Ora nunca pensei, caro Alien, que eu, que sou grande apreciadora de pratos vegetais, eu, que aprecio especialmente cogumelos, daqueles apanhados no pinhal depois de uma grande chuvada, pelas mãos muito sapientes da minha mãe, que havia um dia de lamentar tanto que se comam uns pleurotos!
É que me parecem obra de arte ou maravilha da natureza, assim apresentados quais coral arrancado à profundezas do recife.

Mas como do gratinado já me está aqui chegando cheirinho...
enfim, talvez experimente a receita um dia destes.

Alien8 disse...

Emma Larbos,

Realmente, ainda ontem vi uns no supermercado, ao lado dos Portobello, e não tinham propriamente este belo aspecto :)

Experimenta, experimenta! Se és apreciadora de pratos vegetais, aposto que vais gostar.

Xana disse...

Ai! vegatais, alguns ainda
marcham, outros não gosto mesmo nadinha!

O resultado final se calhar até é delicioso! digamos que os vegetarianos devem aproveita-la!

Bom resto de semana!
e de culinária ;))

Justine disse...

Alien8, se fosse Junho poria a tua quadra num mangerico:)) Obrigada pelo apoio!!
Abraço

Alien8 disse...

Xana,

Estás como eu.
Digamos que devem... mas eu também provaria um bocadinho... ou até mais.

Bom resto de semana.

Alien8 disse...

Justine,

A quadrinha não é lá muito apropriada para postais de S. Valentim, não senhora! :)

Mas eu, se fosse a ti, não me apoiaria nela. Acho as canadianas mais eficientes :)

Obrigado digo eu, por elevares a quadrinha à condição de antonina ou mesmo sanjoanina.

Abraço.

Mocho Falante disse...

Olha que me parece muito boa sugestão, já "roubei" a receita e vou experimentar.

Aquele abraço

Lola disse...

Querido Alien,

Andas a roubar-me receitas?

Estes legumes salteados ao molho branco ( não mayonaise), são meus:))

E podem ser a refeição principal, ou acompanhar um delicioso tournedo:

Ingredientes:

30 g de pimenta grossa, também pode ser pimenta verde fresca
100 ml de cognac/ whisky
300 ml de caldo de carne
100 ml de natas
4 torned� com cerca de 130 g cada

Preparação:

Coloque numa panela a pimenta grossa e deixe aquecer cerca de 1 minuto a lume brando sem deixar queimar. Partir aos pedaços a pimenta.

Acrescente o cognac à pimenta e deixe ferver entre 1 a 2 minutos até evaporar. Incorpore o caldo de carne e deixe ferver durante 5 minutos aproximadamente até o líquido reduzir para um quarto.

Acrescente as natas e deixe reduzir o molho (lume forte) até ficar espesso e cobrir as costas de uma colher. Colocar sal e pimenta q.b.. Durante a preparação do molho, grelhar os tornedo.

Beijinhos grandes

Lola disse...

Alien,

É claro que o molho de pimenta do tournedo, pode ser substituído pelo molho branco dos legumes e vice-versa.

Mais beijinhos

Alien8 disse...

Mocho Falante,

Espero que te agrade, amigo. Caso contrário, está logo aí abaixo uma sugestaozita... :)

Abraço.

Alien8 disse...

Lola,

Não, não foi a ti que roubei a receita. Quanto aos legumes, pensava que eram do mercado, mas ok... se são teus, são teus... :)

Vejo que tiveste a coragem de "completar" a receita veg. Pois. Em próximo post darei o devido destaque à tua receita. E em próxima ocasião espero fazer-lhe as honras hehehe!

Beijinhos!

easy disse...

hum...parece apetitoso!
Mário: tenho saudades tuas!
1 abraço
easy

Alien8 disse...

Easy!!!

Que bom ver-te por aqui! Tenho alguma dificuldade em ir ao MySpace, vamos ver se com o novo OS a coisa melhora. Aparece sempre, também temos saudades!

Um grande abraço!

arabica disse...

Alien, muito obrigada pela tua gentileza em me mostrares as diferenças entre ervilhas e ervilhas tortas! Acredita que as tortas me passaram sempre despercebidas. Não conhecia de todo.:(( Obrigada também à Lola por esta nova receita que bem saborosa me parece, mesmo a esta hora do dia! :))

Beijos e uma semana para todos!

Alien8 disse...

Arabica,

Não tens que agradecer! Esta nova receita vai ter honras de post, muito em breve :)

Beijos dos dois e boa semana também para ti.

Lizzie disse...

Falai, Senhores, em pimentas e demais picantes e já não saio daqui:))

Sou mulher para comer pão torrado, ou mesmo pico, com aquele molho feito de muita pimenta verde, iogurte e mais sei lá o quê.
É com esforço que não me transformo em entidade circense. É de evitar acender isqueiros quando falo. Corro o risco de me tornar em involuntária propagadora de incêndios.
Fica o aviso:))

Boa semana. Abraços

mar disse...

E roubaste mt bem, e adaptaste mt bem :)

De fazer água na boca.........

Beojos

Alien8 disse...

Lizzie,

Ahahahahah! Ainda bem que não fumo... :)

Abraço.

Alien8 disse...

Mar,

E já vem aí mais... mas diferente!

Beijos.

Lizzie disse...

Então se fôr com batatas fritas e uma ou outra gamba...enfim...qualquer parecença com depósito de combustível em circulação, não é pura coincidência:))

Abraço

Alien8 disse...

Gambas, pois claro! Mas só uma ou outra :))) ... para o veículo não acelerar muito! :)))