Aliencake

Foi numa tarde de sábado, de encontros, reencontros e desencontros, de estreia literária e café, tudo prolongado em noite, jantar e mais café, ficando no entanto curto o tempo. De súbito, aparece-me pela frente um bolo com a minha cara. Um bolo com rosto de Alien. Olhei-o uma e outra vez, e só não me belisquei porque dói um bocado, convenhamos. Mesmo a aliens. As pessoas cantavam os parabéns e batiam palmas, eu ouvia e agradecia, mas mal tirava os olhos do bolo. Fizeram-me pegar nele com uma mão, perante a apreensão de alguns circunstantes, e conduzi-lo, ou deixar que me conduzisse, à mesa improvisada. Vivendo desde sempre em terrível dúvida sobre a minha origem e condição, houve um instante luminoso em que tudo se revelou. "Sou um bolo, afinal sou um bolo!" - exclamei para mim mesmo, entre alguma perplexidade e o alívio de uma certeza há muito tempo aguardada. Foi sol de pouca dura. Lá tive que partir o bolo. Lá tive que me cortar à faca em fatias que rapidamente desapareceram. Ao que parece, estava bom, eu. O facto é que, apesar disso, ainda estou vivo. Não serei, então, um bolo? Serei apenas a recordação dele? Felizmente, a fotógrafa estava lá. Serei assim talvez a fotografia de um bolo. Há piores destinos. Há piores fins de tarde-noite de sábados de lançamentos de livros, encontros, reencontros, desencontros, jantares, cafés, aniversários e ainda mais. Muito, muito piores, garanto-vos.

22 de jun de 2008

Finalmente, uma receita...

... Há muito prometida, e que já tardava, digo eu... Parece-me simples e creio que quem experimentar ficará cliente. Vamos a isto!


PEITO DE PERU COM COGUMELOS

Ingredientes para 2 pessoas:

* 200 g de peito de peru em bifes
* 150 g de cogumelos
* 1 cebola pequena
* 1 tomate maduro
* 1 dente de alho
* 1/2 colher de sopa de óleo
* 1/2 colher de sopa de margarina vegetal (ou manteiga)
* 1 colher de sopa de xerez seco
* orégãos, sal e pimenta



Preparação:

1.
Lavar os cogumelos e cortá-los em lâminas finas. Descascar e picar a cebola, o tomate e o dente de alho.
2. Fritar os bifes no óleo; reservá-los quentes.
3. Juntar a manteiga ao óleo de fritar os bifes e refogar os cogumelos, a cebola e o alho. Quando estiverem dourados, juntar a colher de sopa de xerez e deixar evaporar um pouco. Deitar em seguida o tomate picado e orégãos.
4. Temperar com sal e pimenta e deixar cozer uns minutos.
5. Deitar o conteúdo da frigideira sobre os bifes.
6. Servir imediatamente.

E o mais importante:
7. Comer. Saborear. :)

Como sempre, aceito e agradeço sugestões de vinhos e sobremesas, alterações e opções vegetarianas...

Que vos saiba bem, pelo menos na foto!

Bom domingo!

--------------------- SUGESTÕES --------------------

Teresa Durães: Opção vegetariana: retirar o perú e seguir o resto da ementa ;)

Bettips: Só uma sugestão: haja companhia e divertimento para o deguste ser perfeito.

Mariatuché:
Porque estamos no Verão e sabe bem um vinhinho fresco eu deixo como sugestão um vinho verde da marca "Pingo Doce" portanto só se vende no Pingo Doce, é um vinho de 1 euro e 50 cêntimos aproximadamente, garanto-vos que bem fresco, na temperatura ideal bebe-se muito bem e é bem baratinho já que se fala tanto em "crise", na sobremesa e para alegria dos VEGAS e do pessoal a dieta que tal uma bela salada de fruta?? 1 papaia, 1 pêssego, abacaxi a gosto, 1 maçã, uvas. Regado com sumo de 1 limão para a fruta não oxidar e sumo de 1 ou 2 laranjas, frigorifico 1 hora antes de servir e voilá.

Lola: Como sugestão calórica, acompanhar com fettucinne al dente com azeite e alho. A opção de acrescentar queijo seco de Castelo Branco ralado fica bem. Sobremesa: um bom gelado para juntar à salada da Mariatuché.

Mar:
Tb sugiro gelado para a sobremesa.

Nnannarella:
(...) o video da Ana Moura, que, entre outras peças de diferentes géneros, poderia fazer parte da banda sonora do repasto que nos propões. Sobretudo, na altura em que se desenrolhasse uma bela garrafa de tinto!

Vanda:
Gelado de yogurte e mel, ao qual se adicciona pedaços de morango, pessego e meloa. Povilha-se de seguida de chocolate em pó e....bom apetite!!! :)

Muito obrigado a todas! Assim, a refeição fica mesmo melhorada, e é uma alegria para mim ter a vossa ajuda. E mais que venha, que também vai para o post!


-------------------------------------------------

Como não me apetece fazer já outro post, estando, ao que parece, em curso a actualização e beneficiação deste, aproveito este bocadinho para dar os PARABÉNS à ROSA MOTA pelos seus 50 anos, que completa no domingo, dia 29.
E bem merece que a felicitemos, esta mulher simples, simpática e generosa, que foi apenas uma das melhores, senão a melhor atleta portuguesa de todos os tempos. A salientar (via Wikipédia, link acima):



Maratona

Outros

  • Vice campeã mundial de estrada (15 Km) em 1984 e 1986
  • Ex-detentora do melhor tempo mundial de 20.000 metros em pista (1.06.55,5) em 1983
  • Ex-recordista de Portugal dos 1000, 1500, 3000 e 5000 metros.
  • Oito títulos de campeã de Portugal em corta-mato/cross-country
É obra, Rosinha!