Aliencake

Foi numa tarde de sábado, de encontros, reencontros e desencontros, de estreia literária e café, tudo prolongado em noite, jantar e mais café, ficando no entanto curto o tempo. De súbito, aparece-me pela frente um bolo com a minha cara. Um bolo com rosto de Alien. Olhei-o uma e outra vez, e só não me belisquei porque dói um bocado, convenhamos. Mesmo a aliens. As pessoas cantavam os parabéns e batiam palmas, eu ouvia e agradecia, mas mal tirava os olhos do bolo. Fizeram-me pegar nele com uma mão, perante a apreensão de alguns circunstantes, e conduzi-lo, ou deixar que me conduzisse, à mesa improvisada. Vivendo desde sempre em terrível dúvida sobre a minha origem e condição, houve um instante luminoso em que tudo se revelou. "Sou um bolo, afinal sou um bolo!" - exclamei para mim mesmo, entre alguma perplexidade e o alívio de uma certeza há muito tempo aguardada. Foi sol de pouca dura. Lá tive que partir o bolo. Lá tive que me cortar à faca em fatias que rapidamente desapareceram. Ao que parece, estava bom, eu. O facto é que, apesar disso, ainda estou vivo. Não serei, então, um bolo? Serei apenas a recordação dele? Felizmente, a fotógrafa estava lá. Serei assim talvez a fotografia de um bolo. Há piores destinos. Há piores fins de tarde-noite de sábados de lançamentos de livros, encontros, reencontros, desencontros, jantares, cafés, aniversários e ainda mais. Muito, muito piores, garanto-vos.

16 de jun. de 2006

A receita da semana


POSTA MIRANDESA em cama de batata a murro lagareira, com tosta de pão de centeio ensopada em fricassé de boletos (!!!).

Esta receita é uma contribuição do Chefe Luís Suspiro para a cozinha portuguesa contemporânea. Baseia-se na posta mirandesa, da cozinha tradicional de Trás-os-Montes.


Posta mirandesa
Tempera-se com sal e grelha-se muito levemente, de um lado e do outro, até ficar "meio termo".
Retira-se a carne e coloca-se numa folha de papel de alumínio, juntamente com uma colher de sopa de azeite, uma colher de chá de vinagre balsâmico e uma chalota crua e laminada muito finamente. Embrulha-se tudo e reserva-se em quente, até empratar.

Pão de centeio
Corta-se uma fatia e tosta-se no forno.

Boletos
Salteia-se um boleto (cogumelo selvagem) num pouco de azeite, juntamente com alho picado. Reserva-se.

Fricassé
Deixa-se ferver um pouco de caldo de aves. Retira-se do lume e juntam-se 2 gemas batidas, salsa picada e sumo de 1/4 de limão.

Batatas
Temperam-se com sal grosso 3 ou 4 batatas com a pele e assam-se no forno. Quando estiverem prontas, retiram-se e esmurram-se.

Montagem do prato
Colocam-se as batatas esmurradas num prato. Salteiam-se em azeite 2 alhos picados e um pouco de coentros e regam-se as batatas com este molho. Dispõe-se por cima a posta mirandesa juntamente com os sucos do papelote e a chalota. Cobre-se a carne com o pão e, por cima deste, coloca-se o fricassé de boletos. Rega-se tudo com o restante fricassé.


34 comentários:

Alien8 disse...

Devido a problemas no computador, que parece estar a precisar de reforma, o mais provável é não conseguir visitar hoje os vossos blogs. As minhas desculpas. Entretanto, BOM APETITE!

maloud disse...

Alien
Exija que seja feita com carne mirandesa certificada. Seria um desperdício usar outra qualquer em tão magnífica receita.

Bisous

wind disse...

Deliciosa receita!:)
De chorar e pedir por mais:)))))
Ah, estava a estranhar o teu filhote não me ter mandado a música ainda. Espero que tudo corra bem:)
beijos

Lola disse...

Bom dia!
Nouvelle cuisine portuguesa,é excelente.
Concordo com a Maloud a carne deve ser mesmo certificada.Mas por cá deve ser díficil encontrar...
Talvez no Porto...

Para sobremesa talvez um gelado...

Beijos
Lola

maloud disse...

Lola
No Continente do PPA {se não sabe o que é pergunte ao Alien. Ele esclarece-a em dois tempos} há sempre. Ainda, ontem fiz, porque o meu cadet, vai estar dois meses e meio sem os petiscos da mãe. Neste momento ruma ao Algarve.

Beijocas

Teresa Durães disse...

bom dia Alien. Pelo menos entro (mas não ouço). Não se pode ter tudo.

Alien8 disse...

Maloud,
100% de acordo. Ainda bem que a receita lhe agradou. Para dizer a verdade, não esperava outra coisa.
Bisous.

Alien8 disse...

Wind,
Sou da mesma opinião. A música vai logo que possível, não te preocupes que há-de chegar :)
Beijinho.

Alien8 disse...

Grhiba,
Folgo em vê-lo cheio de apetite, K'mrd.
Um abraço.

Alien8 disse...

Lola,
Um gelado é uma boa sugestão. Certificada (a carne), pois claro!
Mas tens razão, é muito mais fácil de encontrar no Porto.
Beijinhos.

Alien8 disse...

Maloud,
Um bocadito longe, o Continente PPA. Para o pessoal que vive no Sul, claro.
Mais um pretexto para uma fugida à Inbicta.

Alien8 disse...

Maloud,
Esquecia-me: boas férias para o seu cadet. Explique-lhe onde se encontram petiscos no Algarve. Por acaso, ainda há...

Alien8 disse...

Teresa,
Boa tarde.
Não ouves a música porque a Telepac está com o alojamento em baixo. Mas vais recebê-la :)

Alien8 disse...

Teresa,
Quando souber para onde a hei-de mandar :)

maloud disse...

Alien
O cadet não está de férias. Vai estagiar dois meses e meio no Penina. Ele anda em Gestão Hoteleira e cada ano acaba com 10 semanas de estágio obrigatório, num hotel. Agora, como foram todos para o Algarve devem ir fazendo uns breaks. O primeiro foi na viagem. Saíram da auto-estrada em Leiria, para verem a jogatana {mal o Deco fez aquele tirão, ligou-me logo} e, agora, acaba de me ligar do Algarve.
É por isso que só vou dedicar-me à sua sugestão em Setembro. Agora só estamos cá os dois gatos-pingados, e assim, não tem a mesma graça.

Bisous

Belzebu disse...

Que tremenda fome estes teus postes provocam! Mas como as minhas qualidades culinárias são verdadeiramente terriveis o melhor é lambuzar-me com a foto!

eheheheh! Saudações!

maloud disse...

Eu estou assopapada, Alien. A Rep. Checa perde 2-0 com o Gana, a Itália empata com os súbditos do disléxico. O mundo já não é o que era. Ensandeceu de vez.

Quanto à sua sugestão lá atrás, antes de zarpar para a Provença, vou ao Algarve, e levo o Miguel ao Henrique Leis. Ele pela-se por "estrelocas" e esta vale a pena.

Mais uns bisous

Alien8 disse...

Maloud,
Nesse caso, bom estágio para o seu cadet, com os breaks que se impõem. Já vi que lhe vai mesmo revelar os segredos do Algarve em matéria de boa mesa. Reconheço que, com todos, a receita terá mais piada. Em Setembro veremos.
Quanto aos jogos, este mundo está perdido :) Estou quase a preferir que venha aí a Argentina, mas não sei se deva...
Bisous.

Alien8 disse...

Belzebu,
E porque não, e porque não? :))
A foto é realmente sugestiva.
Um abraço.

Alien8 disse...

Teresa,
Que aconteceu ao teu blog? Desapareceu?
Blogger 404 - Page not found :(

Cristina disse...

óptimo aspecto, estas receitas :))

coisas que eu nunca farei...lol. cada vez menos. alias estou quase a satisfazer o meu sonho, deixar de cozinhar:))))

beijocas, bom fim de semana

MariaTuché disse...

MEU DEUS eu adoro este Blog :))
e adoro uma Posta Mirandesa.
Esta nossa gastronomia é fabulosa

Beijosss querido Alien, vou já copiar a receita

wind disse...

Allien, boa tarde:)
A música chegou sim e agradeço publicamente, porque ela é um espectáculo mesmo!
Está muito bem tocada e cantada, não gogem um milímetro do tom.)
Parabéns ao Luís mais uma vez e obigada.
Só peço desculpa por ter agradecido tarde, mas cheguei tardíssimo a casa:)
beijos

wind disse...

*fogem

Alien8 disse...

Cristina,

Não faz mal, jantamos mesmo no Vietnam e pronto :)
Beijinhos.

Alien8 disse...

Tuché,
Força, e que te saiba bem.
De facto, a nossa gastronomia é muito especial.
Um beijo.

Alien8 disse...

Ghriba,
Pois é, K'mrd, ainda não postei o almoço... já lá iremos lol.
Um abraço.

Alien8 disse...

Wind,
Também é a minha opinião, mas sou altamente suspeito :)
Ainda bem que gostaste. Hás-de conhecer mais uma, pelo menos.
Beijinhos.

Anônimo disse...

Ai jesus Alien8,
estou aqui quase a afogar-me na própria bába!!!!

De qualquer das formas....posso levar um vinho tinto de reserva para o acompanhamento??

;)

Jocas lindo, e boa sorte com o computador!.....máquinas!!

isabel mendes ferreira disse...

não tenho "olhos" para isto...:)


boa semana.

Alien8 disse...

The City Lights,
Um tinto reserva vinha mesmo a calhar :)
Obrigado, bom apetite!
O computador continua incerto :(
Beijinhos.

Alien8 disse...

Mendes Ferreira,
Olhos hmmmm....
Boa semana!

P.S.: Que é feito dos comentários no Piano e no Lado???

Teresa Durães disse...

Tem sido um problema a entrar aqui. Hoje tudo bem mas já vi a Vanda Valtazar a queixar-se também.

Bom dia Alien!

Alien8 disse...

Teresa,
Não faço ideia do que seja, mas daqui não pode ser, nada mudou. Se estiver mesmo muito complicado, avisa na altura p.f., e eu tiro temporariamente a música, para ver se faz diferença.