Aliencake

Foi numa tarde de sábado, de encontros, reencontros e desencontros, de estreia literária e café, tudo prolongado em noite, jantar e mais café, ficando no entanto curto o tempo. De súbito, aparece-me pela frente um bolo com a minha cara. Um bolo com rosto de Alien. Olhei-o uma e outra vez, e só não me belisquei porque dói um bocado, convenhamos. Mesmo a aliens. As pessoas cantavam os parabéns e batiam palmas, eu ouvia e agradecia, mas mal tirava os olhos do bolo. Fizeram-me pegar nele com uma mão, perante a apreensão de alguns circunstantes, e conduzi-lo, ou deixar que me conduzisse, à mesa improvisada. Vivendo desde sempre em terrível dúvida sobre a minha origem e condição, houve um instante luminoso em que tudo se revelou. "Sou um bolo, afinal sou um bolo!" - exclamei para mim mesmo, entre alguma perplexidade e o alívio de uma certeza há muito tempo aguardada. Foi sol de pouca dura. Lá tive que partir o bolo. Lá tive que me cortar à faca em fatias que rapidamente desapareceram. Ao que parece, estava bom, eu. O facto é que, apesar disso, ainda estou vivo. Não serei, então, um bolo? Serei apenas a recordação dele? Felizmente, a fotógrafa estava lá. Serei assim talvez a fotografia de um bolo. Há piores destinos. Há piores fins de tarde-noite de sábados de lançamentos de livros, encontros, reencontros, desencontros, jantares, cafés, aniversários e ainda mais. Muito, muito piores, garanto-vos.

26 de abr de 2010

Receita rápida, prática, saborosa

- Amavelmente oferecida pela Gasolina. 


Spaghetti al funghi

Comece-se por cozer esparguete em bastante água, sal q.b. e um fio de azeite.
Passem-se, num wok ou frigideira funda, fatias de bacon cortadas em rectângulos, até ficarem transparentes.
Salteiem-se, na gordura que ficou, quatro qualidades de cogumelos inteiros ou dos de chapéu largo cortados em largos troços.


Esparguete com cogumelos

Acrescente-se azeite se a gordura desaparecer.
Junte-se uma cebola pequena finamente cortada, um dente de alho e um golpe de molho inglês.
Convém não deixar cozinhar demasiado os cogumelos, para que se mantenham tenros.
Junte-se o bacon, agitem-se os ingredientes e acrescente-se uma golada de aguardente ou whisky.
Escorra-se a pasta e adicione-se com garfo de madeira.
Regue-se com natas e misture-se num todo.
Apague-se o lume e acrescente-se uma boa dose de pimenta moída na altura.
Sirva-se, na companhia de um Dão tinto.

Eu já experimentei. Posso, por isso, assegurar que é realmente rápida e prática de confeccionar, e constitui um prato delicioso para quem goste de pasta.


Entradas? Sobremesas? Quem fará o favor de se manifestar?


Manifestaram-se, e de que maneira! Até agora já tenho material para um pequeno banquete, senão vejamos:


 - Sugere a Maria creme de soja em vez das natas, por causa dos 0% de gordura. Não sei o que dirá a criadora da receita...


- Da Lizzie:  Umas bolachinhas com anchovas a abraçar umas alcaparras, deitadas num magnífico colchão de manchego picante ou Ilha de S. Jorge. E com umas azeitonas, pretas ou verdes, com travo de oregãos.
Tudo isto em conversa com branco alentejano. E substituir o bacon por peru "ahumado" temperado com pimenta verde. E ainda... semi-frio de amoras "dos woods" e uns scones "with limon jam". Ora tomem!

- Já a Bettips alinha mais numa pescada-marmota-jovem cozida com uns bróculos só ao vapor.

- A emergente Náná contribui com queijo fresco de cabra e tomate às rodelas, com sal e pimenta a gosto, umas pequenas folhas de coentros e um fio de azeite. E pão da véspera, normal e com bastante miolo, que não vivemos tempos de desperdicios. :)) Mas também com uma salada de frutas, abacaxi, laranja, maçã, meloa, banana, morangos, kiwi e manga. Nada mal, convenhamos, para uma emergente.


Bem dizia eu que isto está a ficar um banquete para todos os gostos (ou quase). Mas repito, para que fique registado: o spaghetti al funghi da Gasolina é espectacular. Experimentem e verão.




E já há mais... pois há!


. Sugere a emergente Náná (tão giraaaa!):


- Queijo fresco de cabra e tomate às rodelas, com sal e pimenta a gosto, umas pequenas folhas de coentros e um fio de azeite. 
- Pão, o da véspera, normal e com bastante miolo, que não vivemos tempos de desperdicios. :))
- Uma salada de frutas, abacaxi, laranja, maçã, meloa, banana, morangos, kiwi e manga.

. Alvitra a Justine:

- Chá verde aromatizado com pétalas de crisântemo, ideal para uma digestão calma...
- Quem não gostar de chá, uma aguardente de medronho faz o mesmo efeito:))

. Resume (genialmente, convenhamos!) a Autora da receita, Gasolina:

- O perú ahumado pode-se fazer rolinhos recheados com queijo roquefort: vai ao forno até babar... servidos no pão de véspera torrado e acompanha lindamente com os bróculos ao vapor e... temperados com o sumo que escorrer da salada de frutas já aqui tão falada (menos a meloa). 
- Beba-se uma cava, jovem e picante ou até mesmo cidra.
- Das natas zero hum...não confio... sorry. Nem em nenhum produto light, que se retiram gordura juntam-lhe açucares e vice-versa. Mas alinho na indumentária casual e no semi-frio (com os scones embebidos num cherry)
- Quanto à pescada, reservo-a: Para o dia seguinte, carente de uma limpeza ao organismo. E ao english tea of course, para não desidratar.




24 comentários:

Maria disse...

Uma das minhas perdições - 'pasta'!
Nunca experimentei adicionar whisky ou aguardente, mas da próxima vez faço-o. Em vez de natas uso creme de soja para culinária, 0% de gordura.

Abraço.

(finalmente vi a fotografia do bolo que vi passar dentro de uma caixa...)

wind disse...

Que maravilha de receita!:)
E fartei-me de rir, com a descrição do bolo.lol
Beijos

Lizzie disse...

Para já, desde que foste comido e arranjaste um novo decór de interiores, andas um bocado snob indeed: venho aqui, bato à porta e só a abres à terceira ou à quarta.
Outras vezes, deves estar a regenerar os tecidos tragados e nem sequer te digas responder à campaínha.

Quanto à receita, agrada-me o golpe de molho INGLÊS e o WHISKY.
What a wonderfull taste!!!

Viajando até ao continente, adoro pasta e cogumelos, sobretudo quando a ementa é precedida por umas bolachinhas com anchovas a abraçar umas alcaparras, deitadas num magnífico colchão de manchego picante ou Ilha de S. Jorge.
E com umas azeitonas, pretas ou verdes, com travo de oregãos.
Tudo isto em conversa com branco alentejano, embora ainda tenha Blasón de Turra que se entristece e perde o viço, se não inundar a boca.
O bacon incomoda-me um bocadinho!
Não pode ser subtituído por igual espécie de perú ahumado temperado com pimenta verde?
Vou trazer del Carrefour que cá nunca vi.

De sobremesas não falo porque estou de dieta até deixar de estar.

Abraço

bettips disse...

Vir aqui...é o diabo feito alienígena! Natas, golpes d'álcool, bolos, queijos e vinhos - até nas doutas comentaristas d'abroad - fica-se num 8. E eu, ou 8 ou 80!
Uma comidinha simples, uma pescada-marmota-jovem cozida com uns bróculos só ao vapor - sobem os castróis e os "émios" ou "ídeos", eu sei lá o que o doutor me disse. Corta; e faz antes uma curta-metragem.
Por isso, ainda bem que o bolo aqui está para deliciar os olhos, tão sómente. E para te vermos "verde que te quero verde"!
Beijinhos

Lizzie disse...

Isto não se faz!!!

Se eu soubesse que me iriam chamar de DOUTA, partindo do princípio que o comentário acima se refere a mim, tinha trazido o traje de Yale, de Harvard ou da Complutence passando pela de Salamanca.

It´s, of course, muito embaraçoso, not proper,coño, bater-te à porta com estas coçadas calças de ganga, camisa branca,ancestrais botas caneleiras mantidas a sebo. Valha-me o casaquinho de malha...a chávena de chá english breakfast, for Christ sake.
Por favor, ninguém repare no pão de Deus envolto no guardanapo translúcido de papel nem na lambidela,oh God, what a shame, dos beiços salpicados de etéreo açucar polvilhado meigamente sobre o côco.

E que os alienpofagos e o egopofagos (suponho que assim se chamarão os ET que se devoram a si próprios) não me vejam a orgia gulosa do meu centro gastrocerebral ao ler bróculos ao vapor. Tenros e aspergidos com vinagre como se de orvalho matinal num campo verdejante se tratasse.

Talvez me castigue, logo, com um semi frio de amoras dos woods e uns scones with limon jam.

(chega uma pessoa a este mundo latino e dá nisto...cai no maior dos desmazelos)

Náná, a emergente disse...

huuuuummmm que crime vir aqui antes do almoço que tarda! Crime para o estomago, claro, que começou, à força da visualização de petiscos tamanhos a querer dar-me um qualquer recado abrupto de fome FOME FoMe!! Assim saltitante e inoportuna! :)

Mas já fui ao frigorifico, tratar das caretas do dito: queijo fresco de cabra e tomate às rodelas, com sal e pimenta a gosto, umas pequenas folhas de coentros e um fio de azeite.

Pão, o da véspera, normal e com bastante miolo, que não vivemos tempos de desperdicios. :))

Ainda não satisfeita, uma salada de frutas, abacaxi, laranja, maçã, meloa, banana, morangos, kiwi e manga.

Prontos a serem partilhados nesta mesa. :))

:)) Beijos

Alien8 disse...

Maria,

Das minhas também. Mas o creme de soja é que já não vai :) Comigo, para as sugestões vai!

O bolo... eu nem o vi passar na caixa, ainda não estava lá!

Abraço

Alien8 disse...

Wind,

É mesmo muito boa! E o resto é parar rir :)

Beijos.

Alien8 disse...

Lizzie,

Que se passa? Não te deixam entrar aqui? Como ninguém mais se queixou até agora, que tal verificares o teu computador ou a tua ligação, coño!, que esta porta para ti está sempre escancarada!

Sugestões registadas e a caminho da ementa - naturalmente.

E, já agora :), podes vir com o traje que entenderes. Não serás menos douta por trazeres calças de ganga e Cª.:)

Ah, este blog está a ficar altamente ecuménico!

Lamento a dieta, mas haja legumes... e o tal peru ahumado, que por sinal ainda há horas comprei no Continente eheheheh! Não será igualzinho, mas anda lá muito perto.

Lizzie, não te castigues muito, olha que ainda cai uma nódoa no casaquinho de malha :) e, pior, lá se vai a dieta...

Um abraço, vê se ficas a 150%, pelo menos!

Alien8 disse...

Bettips,

Outra das grandes responsáveis pela presença do bolo neste cantinho, pois claro! Os teus verdes brócolos saltam para a panela do nosso (já) banquete!

Ou seja, vai ser uma longa, mas muito longa metragem :)

Cada um comerá o que entender. Ora bem!

Um abraço.

Alien8 disse...

Náná,

Sejas pois bem emergida por estes lados, mais a tua fome rapidamente resolvida com o que emergiu do frigorífico :)

E aproveita o resto da ementa, que também não é para desperdiçar!

Beijos :))

Gasolina disse...

Caramba! Não estava nada à espera disto!
Uma receita de autor transformada em post!

Bom... que posso dizer?

Do perú ahumado pode-se fazer rolinhos recheados com queijo roquefort: vai ao forno até babar... servidos no pão de véspera torrado e acompanha lindamente com os bróculos ao vapor e... temperados com o sumo que escorrer da salada de frutas já aqui tão falada (menos a meloa). Beba-se uma cava, jovem e picante ou até mesmo cidra.

Das natas zero hum...não confio... sorry. Nem em nenhum produto light, que se retiram gordura juntam-lhe açucares e vice-versa.

Mas alinho na indumentária casual e no semi-frio(com os scones embebidos num cherry)

Quanto à pescada, reservo-a: Para o dia seguinte, carente de uma limpeza ao organismo. E ao english tea of course, para não desidratar.

Lizzie disse...

Ai que estou cada vez pior: escrevi limon em vez de lemon.
Até parece que não andei também em Oxford e Cambridge!

Quanto a casaquinhos de malha, fica sabendo que são de grande versatilidade. Como a pescada. Tanto é boa cozida em água e gotas de lEmon ("com cerveja Sagres até sabe a lagosta") como em fish cakes com ervas do kitchen-garden.

Por exemplo, o casaquinho que tenho hoje, em combinação com o vestido, dá-me um ar de criada de dentro que vai ao domingo ver a parada em frente a Buckingham Palace na esperança de ver o ruivo fiel de armazém.

Ainda há bocado um senhor se me dirigiu e pensei que me ia perguntar "a menina dança ou já tem gajo?"
Afinal só perguntou onde era a estação do Metro. Decerto por me faltar o chapéu com um ramo de margaridas na aba.

Mas, como ainda não recuperei, nem vou nunca voltar aos 100% (pragmatismo osteobritãnico), acho que quando saí de casa tinha ar de exumada depois de ter sido assassinada nos Westwoods das traseiras.

Vou reforçar a dose de chá para ver se a teína me tira o sono e percebo, de uma vez por todas,se sou fantasma ou pessoa:))
Lá para o meio dia, talvez já tenha a ontologia definida.
(a ontologia aprendi na Sorbone)

Esse do Continente não é igual, não senhor. Esse não pica tanto. É um ahumado mais timido. Gosto mais do descarado.

Bom fim de semana e abraços.

Justine disse...

Eu já cheguei depois da sobremessa, de modo que trago apenas o chá verde aromatizado com pétalas de crisântemo, ideal para uma digestão calma...
Quem não gostar de chá, uma aguardente de medronho faz o mesmo efeito:))
Abraços de Abril

Alien8 disse...

Gasolina,

Mais que merecidamente transformada em post, e sobretudo em óptima refeição!

E o teu comentário vai na mesma direcção. Acho que "embrulhaste" tudo muito bem.

Alien8 disse...

Lizzie,

Acharia particular piada ao fulano que te perguntasse "A menina dança...? ". Não sei se tu também acharias, ou se recorrerias à Belzebu :)

Eu, se fosse a ti, deitava fora esse pragmatisco osteoqualquercoisa tão british e punha o chapeuzito, que te deve ficar a matar. Assim resolverias o teu dilema existencial, passando a ser uma "pessoa fantástica", coño! Ora toma!

Já agora, escusavas de ter perdido tempo na Sorbonne à procura da ontologia. Posso informar-te que é muito mais barata na loja do chinês ali mesmo no centro de Cascais, e a qualidade até nem é má...

Thank you pela información sobre o peru ahumado. Vou ver se importo essa especialidade :)

Alien8 disse...

Justine,

Chegaste a tempo, que a mesa ainda está posta e composta. Gostei bastante da alternativa que trouxeste :)

Abraços de Abril e quase de Maio para ti.

Lizzie disse...

Uma pessoa já não pode estar tranquila em lado nenhum:

ontem levei o cachucho, ou cachuxo, ou caxucho ou lá como o peixe se escreve, frito do dia anterior, ai tão bom, mais a sopa de tomate com oregãos e com ovo desmaiado a boiar e com o olho tão esbugalhado que parecia de um filme B de medo, para comer com figos secos, mais um copo do Blasón que ainda dura e por isso ainda deu outro copo, ai que fresco que estava, para a mesa do jardim, porque é muito bom ir para lá ver chegar a noite, olhar para as árvores, melros, andorinhas,lua que bate à porta do céu, cão guloso que pede peixe, gato que dormita para dentro e etc... e outros e depois uma pessoa bebe um chá andaluz para a digestão, recostada na esperguiçadeira, boceja, sente a brisa na cara que para quem é estrangeiro já está calor de trópicos, bota-se a pensamentos silenciosos e aparece a avioneta que parece uma mosca esquizofrénica com problemas de laringe ou faringe, vrááá vráááá, céu fora às voltas.

Lá porque a mosca inchada é do vizinho que é dirigente de um clube de futebol e eterno candidato a presidente da junta de freguesia, não implica que ande a ferir o princípio da noite daquela maneira. Não arranja um balão porquê? Ou uma bicicleta com asas? Dê ao pedal, que bem precisa!

Não é preciso importar que ainda tenho mortadela de camarão e regañadas crocantes de Valencia para ela se deitar.
E gazpacho fresco!
Coño!
Sirvam-se!

Alien8 disse...

Maldito mosquito!

E nem se lhe pode aplicar o melhor remédio para as melgas, que é o desprezo, porque a coisa faz demasiado barulho.

Deixa lá, se fosse mesmo presidente da Junta ou de outra instituição maior, ainda levavas com mais barulho, um moscardo mais potente e incomodativo...

Vinga-te no gazpacho, na mortadela de camarão e nas regañadas, bebe uns copos de Blasón e tenta abater o mosquito atirando-lhe com o cachucho ou até com um figo seco :)

Alien8 disse...

Lizzie,

A resposta anterior era para ti, não sei se reparaste, porque me esqueci de botar o teu nome. Também me esqueci de dizer que vou servir-me, sim, coño!

arabica disse...

Mas quem é essa parva da Náná a meter-se nos nossos jantares?

Há com cada uma...

Alien8 disse...

Eu sei, mas não digo :P

Teresa Durães disse...

ai que fome!!! Whisky? Nem em casa tenho ahahah

Alien8 disse...

Olha quem apareceu, e eu sem saber! :)

Arranja, compra-se em qualquer supermercado :)